Sala de aula

As funções da água

Um elemento vital para o homem

Pesquisa personalizada
facebook
twitter
google+

 

Quais são as funções da água?

A água - um bem de vital importância para o Homem e para a vida. Vamos preservar a água, para que no futuro, não nos falte.
 
Fig. 1 - A água é um bem vital para o homem
  A água tem várias funções e serve várias necessidades. Desde logo apresenta uma função biológica - não serve só ao Homem para beber, e manter o equilíbrio do seu organismo, como é nela que vive e se desenvolve toda a fauna aquática que lhe pode servir de alimento. Serve também para irrigar a terra, aumentando, com o seu efeito de meio húmido, não só a possibilidade de germinação das sementes, mas depois o crescimento e a frutificação de muitas plantas que servem para a alimentação humana.
 
   Mas a água apresenta em geral também uma função química, quando se junta ao processamento da atividade industrial, quando aditada à produção, como elemento de arrefecimento da calor produzido pelas máquinas industriais, ou pelas centrais de produção de energia (como as centrais termoelétricas, ou as centrais nucleares).

   Não devemos esquecer que os cursos de água, quando se encontram em condições de navegabilidade, são como "estradas que andam", e que foi através delas que, quando ainda a atividade do Homem não tinha inventado outras vias, se processou o deslocamento de pessoas e bens até onde, por elas, chegavam com mais facilidade.
 
   Mas, se esta função de transporte tem sido substituída por outras invenções humanas (como o automóvel, o comboio ou o avião), resta-lhe agora uma outra função muito menos nobre, que é o escoamento dos resíduos. Relativamente a estes últimos, por falta de cuidado das populações utilizadoras, têm sido prejudicadas todas as outras utilizações que a água possa ter.
Imagem do Rio Douro a norte de Portugal
 
Fig. 2 - Imagem do rio Douro - Portugal
           Num aspeto positivo, tem de encarar-se a função da produção de energia. Pelo seu pequeno ou grande armazenamento, a água é retida em barragens e conduzida, por forma a que a energia que se encontra em si guardada (denominada energia potencial) se transforme em força motriz, capaz de movimentar geradores e de produzir energia elétrica (consulta também - energia hídrica).

   Por fim mas não no fim, a água tem cada vez mais uma função ecológica de lazer. Nesta utilização, sobretudo nas águas repousadas, pela grande tranquilidade que confere aos trabalhos e aos dias, pode ser utilizada para a diversão e para o repouso.
 
   As pessoas podem banhar-se nas águas refrescantes, podem flutuar, navegando a bordo de um pequeno barco podem pescar, ou ainda praticar desportos aquáticos, com a utilização da vela ou da pagaia - atividades que ajudam a quebrar os intensos ritmos do estilo de vida atual da maior parte das populações.
 
   Neste ponto, para além da utilização da água nas funções mais diretas que foram descritas, a sua presença pode apresentar uma função indireta do conjunto. Pode apresentar-se à vista com os seus aspetos de beleza paisagística, e de repouso do espírito.
 
     Será no equilíbrio de todas estas utilizações possíveis que se preservará sempre a utilização da água na Natureza.

Videos sobre a água

Videos sobre a água

Video 1
A Água - Um desenho animado ambiental
 
Um video que de uma forma divertida salienta alguns dos problemas resultantes do excessivo consumo de água.
Não apresenta fala, mas apenas música de fundo.
 
Autores: Identificados no vídeo
 
Duração aproximada: 4 min.  13 s
 
 
Video 2
Planeta Água
 
Um video que  fala sobre a preservação e a utilização consciente deste nosso bem mais precioso. Se a utilizarmos devidamente, ela não irá faltar. Devemos defendê-la enquanto ainda há tempo!
Em português do Brasil.
 
Duração aproximada: 5 min.  53 s
 
Video 3
Animação da Água
 
Um video para descontrair, que de uma forma muito engraçada vai mostrando as características deste líquido precioso.
Porque a brincar também se aprende
 
Duração aproximada: 2 min.  29 s
 
 
 

 

  
 
Referências:
Adaptado de "Os mais belos rios de Portugal", Verbo editores.