Propriedades dos materiais
Estas propriedades podem ser físicas ou químicas.
Pesquisa personalizada
  
    

 
As propriedades dos materiais
 
   "A química tem um papel determinante no estudo das propriedades dos materiais, sua composição e transformações.

   O estudo das propriedades físicas e químicas dos materiais ajuda a compreender as transformações que ocorrem na natureza, como, por exemplo, a formação de fósseis, a atividade vulcânica, a constituição das rochas, a formação de grutas calcárias, a degradação de monumentos de pedra calcária pela erosão e pelas chuvas ácidas, a precipitação de sal nas salinas, enfim, a atividade natural da Terra e a que é devida à intervenção humana. Os químicos e físicos trabalham ao lado de engenheiros, médicos, biólogos, bioquímicos e outros, estudando as propriedades dos materiais conhecidos, com vista a adequá-los para certos fins e a produzir novos materiais, tendo em vista a melhor qualidade de vida e a sustentabilidade do planeta."
 
                                                                     in "Eu e o planeta azul - Terra em transformação" - Porto Editora
 
 
 
 
 
PODES CONSULTAR TAMBÉM: 
                                                    
 
 
 
   As substâncias têm propriedades características -> São estas propriedades que nos permitem distingui-las umas das outras.
 
 
As propriedades podem ser:
 
            • Propriedades físicas
            • Propriedades químicas
 
Propriedades físicas - As propriedades físicas são características dos materiais. Apercebemo-nos delas pala análise do comportamento dos materiais na presença de determinados fenómenos físicos. As propriedades físicas podem ser determinadas, sem que existam alterações na constituição dos materiais analisados.
 
 
Propriedades químicas - As propriedades químicas são comportamentos característicos de uma substância quando esta se encontra na presença de uma outra substância. Para investigar as propriedades químicas teremos que proceder a transformações químicas (realizando ensaios químicos) e geralmente não é possível recuperar a amostra utilizada (porque ela sofre transformações dando origem a outras substâncias). 
 
   
   
    
Referências: