A luz
Sabes o que é ?
Pesquisa personalizada
  
 
 
 
O que é a luz ?
 
  
   A luz tal como o som é um fenómeno de natureza ondulatória. A luz é uma radiação eletromagnética, que se propaga através de diferentes meios materiais, como o ar ou a água e também se propaga através do vazio. Existem alguns tipos de sólidos (chamados de opacos) que não se deixam atravessar pela luz.
 
   Ao longo dos anos, muitos cientistas procuraram respostas para esta questão. Nem sempre concordaram, nem sempre chegaram às mesmas conclusões. Surgiram duas teorias, suportadas por diferentes experiências e diferentes cientistas que são atualmente válidas, uma vez que a luz tanto se pode comportar como uma onda em determinadas ocasiões como também se pode comportar como uma partícula noutras.
 
   Essas duas teorias são:
  • Teoria corpuscular da luz - Considera que a luz é constituída por pequenas partículas - chamadas fotões - de características muito especiais.
  • Teoria ondulatória da luz - Considera que a luz é uma manifestação de energia, constituída por ondas semelhantes às do som, mas com comprimentos de onda muitíssimo menores do que as características das ondas sonoras
 
 
   De uma forma simples podemos afirmar que a luz é um fenómeno natural e essencial ao nosso dia a dia. Existem um conjunto de propriedades da luz que permitem que possamos usufruir de belíssimas imagens, nas mais variadas situações, como as que podes observar em baixo:
    
   

 

Figura 1 - Efeito de luz através de uma janela
 
Fenómenos relacionados com a luz

Reflexos e sombras 

O brilho e a cor do fogo de artifício 

A beleza de um arco-íris 

A cor - um turbilhão de cores 

 
Reflexos e sombras
 
 
Brilho
 
Arco-íris
 
Cor
 
 
 
Corpos luminosos e iluminados
 
 
  
 
   Todos os corpos que possuem luz própria são corpos luminosos, enquanto que os corpos que apenas reflectem a luz são corpos iluminados.
   Sem a luz emitida pelo Sol (que é a nossa principal fonte de luz) ou por outro corpo luminoso, os nossos olhos não conseguiriam ver os objetos que não têm luz própria (os corpos iluminados).
 
   A maior parte dos corpos que nos rodeiam são corpos iluminados.
   A Lua ou até o nosso planeta Terra, uma árvore, uma laranja ou um livro, são corpos iluminados.
   O Sol, as estrelas, uma lâmpada iluminada ou uma vela acesa são corpos luminosos.
 
Corpos luminosos e iluminados
 

O Sol é um corpo luminoso

A lua é um corpo iluminado

As velas acesas são corpos luminosos

Os livros são corpos iluminados

Sol
Corpo luminoso
Lua
Corpo iluminado
 
Velas acesas
Corpos luminosos
Livros
Corpos iluminados
 
 
 
  
 
Referências:
Livro "CFQ8 - Sustentabilidade na terra" - da Areal Editores
Figura 1 - A imagem é da autoria de Lienhard Schulz