cfq 8º ano

Nível sonoro

Sabes o que é? Como se mede?

O que é o ruído?

escala de Decibéis
Fig. 1 - A escala de Decibéis

Apesar de o ouvido humano captar sons com frequências compreendidas entre os 20 Hz e os 20.000 Hz, só os capta se a intensidade sonora destes sons for suficientemente forte. Por exemplo:

  • Não conseguimos ouvir uma folha a cair - a intensidade sonora é muito fraca.

  • O som de um concerto é agradável - intensidade sonora moderada.

  • Um avião a jacto faz muito barulho ao descolar - intensidade sonora elevada.

  • Para descobrir se o som produzido por uma fonte sonora é forte ou fraco, determina-se o Nível Sonoro produzido. O nível sonoro relaciona a intensidade sonora de um som com a intensidade sonora do som mais fraco que conseguimos ouvir. Para determinar o nível Sonoro utiliza-se um Sonómetro.

    As unidades utilizadas para quantificar o Nível Sonoro são o Bel (B), embora seja mais comum utilizar-se o deciBel (dB), que corresponde a um décimo do Bel. Se medirmos o Nível Sonoro produzido por uma folha a caír, obteremos cerca de 15dB. Num concerto é possível obter valres na ordem dos 90 dB e durante a descolagem de um avião, os valores obtidos rondarão os 120 dB, como se pode observar na escala apresentada na figura 1.

    É de notar que o Nível Sonoro pode influenciar o estado de espírito e, no caso de ser demasiado elevado, provocar mesmo lesões auditivas permanentes. Por essa razão devemos ser cautelosos, no que respeita à exposição a sons com níveis sonoros muito elevados, durante intervalos de tempo alargados.

    Alguns dos cuidados que devemos ter são:

  • Usar protetores auriculares quando trabalhamos ou estamos expostos a ambientes ruidosos durante muito tempo.

  • Não colocar os auscultadores no volume máximo.

  • Referências:

    Ruído

    Nível sonoro