Sala de aula

Os isótopos
O que são isótopos? Como se identificam?
Pesquisa personalizada
  
O que são isótopos ?
 
  
   Isótopos são átomos de um elemento químico cujos núcleos têm o mesmo número atómico, ou seja, os isótopos de um certo elemento contêm o mesmo número de protões designado por "Z", mas diferentes números de massa (a massa atómica é vulgarmente designadas por "A").
 
 
 
ISÓTOPOS - São espécies do mesmo elemento químico, que apresentam o mesmo número atómico (Z), mas diferentes números de massa (A). Isto é, diferem apenas no número de neutrões, sendo o número de protões e de eletrões igual. 
 
 
  
 
 
Figura representando os três isótopos de hidrogénio

Exemplo dos isótopos de hidrogénio

 A palavra isótopo, que significa "no mesmo lugar", advem do facto de que os isótopos se situam no mesmo lugar na tabela periódica, isto é, pertencem ao mesmo grupo e ao mesmo período. A diferença nos pesos atómicos resulta de diferenças no número de neutrões nos núcleos atómicos, ou seja, os isótopos são átomos que possuem a mesma quantidade de protões, mas não a mesma de neutrões.

Ex.: O átomo de Hidrogénio possui três formas de isótopos (ver figura acima): o Prótio (1 protão apenas) o Deutério (1 protão e 1 neutrão) e o Trítio (1 protão e 2 neutrões). No entanto, 99,9% do Hidrogénio existe na forma de Prótio.

   Na nomenclatura científica, os isótopos são designados pelo nome do elemento seguido por um hífen e pelo número de nucleões - partículas que se encontram no núcleo (protões e eletrões) no núcleo atómico (ex: ferro-57, urânio-238, hélio-3). Na forma simbólica, o número de nucleões, também designado por número de massa, é escrito como um prefixo subido do símbolo químico (ex: 57Fe, 238U, ³He).

Existem 339 isótopos naturais na Terra. Mais de 3100 são conhecidos.
 
  
 
 
  
 
Referências: