Os compostos de carbono

 Hidrocarbonetos e outros compostos orgânicos simples
 
 
Os compostos orgânicos
 
 
 
 
A química orgânica é um ramo da química que estuda a estrutura, as propriedades, a composição, as reacções, e a síntese de compostos orgânicos.
 
Os compostos orgânicos ou compostos de carbono são aqueles que, por definição, contêm carbono, podendo conter outros elementos como o oxigénio e o hidrogénio. Muitos deles contêm azoto, halogéneos e, mais raramente, fósforo e enxofre.
  
Diamante lapidado 
 
O carbono
 
 
 
 
 
O carbono (do latim carbo, carvão) é um elemento químico, representa-se por C, tem número atómico 6 (Tem 6 protões e 6 eléctrões) e é sólido à temperatura ambiente.
 
Dependendo das condições de formação pode ser encontrado na natureza em diversas formas alotrópicas, carbono amorfo e cristalino em forma de grafite ou diamante. Pertence ao grupo (ou família) 14.

É o pilar básico da química orgânica pois são conhecidos cerca de 10 milhões de compostos de carbono, estando presente em todas as formas de vida.

 
 
 
 Carvão
 
    Hidrocarbonetos    
 
 
 
 
 
Em química, um hidrocarboneto é um composto químico constituído apenas por átomos de carbono e de hidrogénio, ligados entre si.
 
 Quando na cadeia carbonada só existem ligações covalentes simples, trata-se de um hidrocarboneto saturado, caso existam ligações covalentes duplas ou triplas, entre os átomos de carbono, trata-se de um hidrocarboneto insaturado.
 
 
Os hidrocarbonetos dividem-se em dois grandes grupos, como se pode observar na figura seguinte:
 
 
 

Os hidrocarbonetos alifáticos de cadeia fechada também se chamam alicíclicos. Os de cadeia aberta tomam o nome de:
  •  Alcanos, quando os átomos de carbono estão ligados uns aos outros por ligações covalentes simples;

  •  Alcenos, quando existe pelo menos uma ligação covalente dupla entre dois átomos de carbono;

  •  Alcinos, quando existe pelo menos uma ligação covalente tripla entre dois átomos de carbono.