Constante gravitacional

Constante física universal da Lei de Newton.
Pesquisa personalizada
 
 
    A constante de gravitação universal, também chamada por constante newtoniana de gravitação, constante gravitacional universal, constante de Newton, grande G ou simplesmente constante gravitacional (símbolo: G), é uma constante física universal da lei de Newton.

   Segundo a Lei da atracção universal, a força de atracção entre dois corpos é proporcional ao produto de suas massas e inversamente proporcional ao quadrado da distância que as separa.

 

 F = G frac{m_1 m_2}{r^2}

   Esta constante física fundamental, também aparece na teoria da Relatividade geral de Albert Einstein. O seu valor expressa a atracção gravitacional que se produz entre dois objectos de um quilograma cada um, separados pela distância de um metro.

 
 
Isaac Newton
  Trata-se de uma das constantes físicas cujo valor é menos preciso. A massa do Sol, como é calculada a partir desta constante é, portanto, também calculada com alguma incerteza. A primeira medição do seu valor foi efectuada por Henry Cavendish, na sua obra Philosophical Translations, de 1798.
 
   Actualmente o CODATA (comité interdisciplinar do Conselho Internacional de Ciência,2008) recomenda para a constante de gravitação universal o valor de:
 
G = 6,67428(67) m3 kg-1 s-2
 
 
   Este é o melhor valor estimado para a constante de gravitação universal. 
 
 
CONSULTA TAMBÉM: As Leis de Newton
Referências:
Texto adaptado de um artigo da Wikipédia.