constelações

Corvo

Informação, história, lendas

Constelação Corvo (Corvus)

Localiza-se no hemisfério sul

Esta constelação é representada por um pequeno grupo de quatro estrelas, às quais já os antigos chamavam O Corvo. A sua lenda está associada à constelação Taça.

Corvo
Fig. 1 - Constelação Corvo

Representava, para os Gregos, o corvo do deus Apolo. Segundo a lenda, Apolo tinha ordenado à sua ave de estimação que fosse buscar água de uma nascente distante, numa Taça (também representada por uma constelação - Crater). No entanto, o corvo encontrou no caminho uma figueira e não resistiu a comer os figos, pelo que pousou e aguardou durante alguns dias para que os frutos amadurecessem. Quando chegou à nascente, ao ver uma cobra de água lembrou-se de engendrar uma desculpa para justificar a sua demora: contou a Apolo que a presença da cobra o obrigara a esperar para recolher a água. O poder de ver através da mentira era característico deste deus grego pelo que, como castigo, colocou o Corvo, a Hidra ( a cobra de água ) e a Taça no céu, dando ordens à cobra para nunca deixar que o corvo alcançasse a água, de forma a sentir sede eternamente.

Objetos do céu profundo

Corvo
Fig. 2 - Figura da constelação Corvo

O genitivo, usado para formar nomes de estrelas, é Corvi.

NGC 4038 e NGC 4039 - Representam duas galáxias em interação, também conhecidas como galáxias das Antenas, galáxia Cauda de Anel ou galáxia Cauda de Rato. Apresentam quando observadas com telescópios de abertura média/superior, dois longos filamentos de estrelas que se estendem pelo espaço, fazendo lembrar longas antenas de um inseto. Apresentam uma magnitude global de 10,3, sendo bastante difíceis de se observar com telescópios pequenos. São um dos pares mais brilhantes de galáxias ligadas. NGC 4361 - É uma nebulosa planetária de magnitude 10,9, muito difícil de se observar com telescópios pequenos.

Alfa Corvi - Tem o nome próprio de Alchiba ou Alchita, de origem árabe, referindo-se à constelação como um todo, significando "tenda", figura que a cultura árabe mais antiga via desenhada pelas estrelas desta constelação. ão é a estrela mais brilhante da constelação. É uma anã amarelada de a apenas 48 anos-luz de distância.

TV Corvi (Estrela de Tombaugh) - Trata-se de uma estrela variável e cataclísmica muito débil. Foi descoberta por Clyde Tombaugh em 1931, quando procurava planetas. A sua explosão repete-se ciclicamente.

Referências:

Observar o Céu - David Levy - editora atena

Wikipédia - Constelação

Wikipédia - Lista de constelações

Astronomia para amadores