Dossier temático

Energia hídrica

Como funciona uma central hidroelétrica?

Pesquisa personalizada
facebook
twitter
google+
 
  

Como funciona uma central hidroelétrica?

Esquema de funcionamento de uma central hidroeléctrica - produção de electricidade / energia eléctrica
 
Fig. 1 - Esquema de funcionamento de uma central
hidroelétrica
   Em Portugal e no Brasil grande parte da energia elétrica produzida provém de centrais hidroelétricas. Este tipo de centrais, aproveita a energia contida na água dos rios, para produzir energia elétrica. 
 
 
   Uma central hidroelétrica (Português europeu) ou uma usina hidrelétrica (Português brasileiro) é um complexo arquitetónico, um conjunto de obras e de equipamentos, que tem por finalidade produzir energia elétrica através do aproveitamento do potencial hidráulico existente num rio.
 
   A água (geralmente proveniente de um curso de água, como um rio) encontra-se retida num reservatório, sendo depois canalizada por uma conduta, até às pás das turbinas, que se movimentam com a força da água. Este movimento é transmitido aos geradores, que produzem a energia elétrica.
 
   Os maiores produtores mundiais de energia elétrica, a partir da energia hídrica, são os Estados Unidos, o Canadá e o Brasil.
 
   As centrais hidroelétricas são responsáveis por alguns impactos ambientais como o alagamento das áreas vizinhas, aumento no nível dos rios, em algumas vezes podem até mudar o curso do rio onde são implantadas, podendo, ou não, prejudicar a fauna e a flora da região. Todavia, é ainda um tipo de energia mais barata do que outras, como a que se produz a partir da  energia nuclear e menos agressiva ambientalmente do que a utilização do petróleo ou  do carvão, nas centrais termoelétricas, por exemplo.


Fotografia de uma central hidroeléctrica ou Barragem
 
Fig. 2 - Central hidroelétrica, na cidade de Krasnoyarsk, Sibéria
   Pode utilizar-se este tipo de produção de energia em grande escala, quando existem os recursos hídricos adequados. Países como Portugal e Brasil não têm problemas de falta de água para este efeito.
 
 
   De qualquer das formas as alterações climáticas poderão alterar esta situação e torna-se necessário discutir alternativas à produção de energia elétrica, que também não sejam dependentes de recursos escassos como o petróleo ou o carvão.
 
 
   A figura ao lado, mostra-nos uma central hidroelétrica, na cidade de Krasnoyarsk, uma cidade na Sibéria.

O funcionamento de uma barragem

Sequência de imagens sobre o funcionamento de uma barragem ou central hidroelétrica. Com animações feitas em computador que permite identificar os vários componentes em detalhe.
 
Legendas em português. Autores identificados no video. Duração aproximada: 2 min. 52 s.  Fonte: www.Youtube.com



    
   
Referências:
Autor da foto identificado como Vadimpl