Biografias

Galileu Galilei

Matemático, astrónomo e físico italiano

Pesquisa personalizada
facebook
twitter
google+
 

 Galileu Galilei (1564 - 1642)

Galileu Galilei - físico e astrónomo italiano.
 
 Galileu Galilei (1564-1642)
Matemático, astrónomo 
e físico italiano
  Galileu Galilei foi um matemático, astrónomo e físico italiano. Nasceu a 15 de fevereiro em Pisa, tendo falecido em Florença a 8 de janeiro. Desenvolveu o telescópio astronómico e foi o primeiro a observar manchas solares, os quatro principais satélites de Júpiter e as fases de Vénus, provando que a Terra orbita à volta do Sol. Na mecânica, Galileu descobriu que um corpo em queda livre, tem sempre a mesma aceleração, independentemente da sua massa. Mostrou também que um corpo em movimento numa superfície horizontal perfeitamente lisa não tem aceleração - positiva ou negativa.

   O trabalho de Galileu estabeleceu o método científico moderno na dedução de leis para explicação de resultados de observações e  experiências. As suas observações tornaram-se uma refutação das ideias de Aristóteles, ensinadas nas universidades (então dirigidas pela igreja). Pela primeira vez, tornavam plausível o modelo heliocêntrico (Sol no centro) do astrónomo polaco Nicolau Copérnico. O persuasivo Dialogo Sopra i Due Massimi Sistemi del Mondo (1632) de Galileu foi banido pelas autoridades eclesiásticas em Roma, tendo sido obrigado a retratar-se pela Inquisição.

   Galileu nasceu e foi educado em Pisa. Em 1589, tornou-se professor de matemática na universidade local, em 1592, lecionou em Pádua e, em 1610, foi nomeado matemático principal do grande duque da Toscânia.
 
   Quando foi julgado por heresia, em 1633, e forçado a abdicar da sua crença de que a Terra se movia à volta do Sol, Galileu terá murmurado: «Eppur si muove» («No entanto move-se»). Foi colocado em prisão domiciliária nos últimos anos da sua vida.

  Galileu descobriu, em 1583, que cada oscilação de um pêndulo demora exatamente o mesmo tempo, independentemente das diferenças de amplitude. Inventou o termómetro e a balança hidrostática e descobriu que a trajetória de um projétil é parabólica.

   Galileu publicou De Motu, em 1590. Tendo construído os seus próprios telescópios, publicou as suas primeiras descobertas no Sidereus Nuncius (1610), livro que causou sensação pela Europa inteira. Resumiu o trabalho de uma vida inteira no Discorsi e Dimostrazioni Matematiche Intorno a Due Nove Scienze. O manuscrito deste livro foi secretamente levado para fora de Itália e publicado na Holanda, em 1638.
 
 
Referências: