Biografias

Galileu Galilei (1564 - 1642)
Matemático, astrónomo e físico italiano.
Pesquisa personalizada
facebook
twitter
google+
 
 
  Galileu Galilei foi um matemático, astrónomo e físico italiano. Nasceu a 15 de fevereiro em Pisa, tendo falecido em Florença a 8 de janeiro. Desenvolveu o telescópio astronómico e foi o primeiro a observar manchas solares, os quatro principais satélites de Júpiter e as fases de Vénus, provando que a Terra orbita à volta do Sol. Na mecânica, Galileu descobriu que um corpo em queda livre, tem sempre a mesma aceleração, independentemente da sua massa. Mostrou também que um corpo em movimento numa superfície horizontal perfeitamente lisa não tem aceleração - positiva ou negativa.

   O trabalho de Galileu estabeleceu o método científico moderno na dedução de leis para explicação de resultados de observações e  experiências. As suas observações tornaram-se uma refutação das ideias de Aristóteles, ensinadas nas universidades (então dirigidas pela igreja). Pela primeira vez, tornavam plausível o modelo heliocêntrico (Sol no centro) do astrónomo polaco Nicolau Copérnico. O persuasivo Dialogo Sopra i Due Massimi Sistemi del Mondo (1632) de Galileu foi banido pelas autoridades eclesiásticas em Roma, tendo sido obrigado a retratar-se pela Inquisição.

   Galileu nasceu e foi educado em Pisa. Em 1589, tornou-se professor de matemática na universidade local, em 1592, lecionou em Pádua e, em 1610, foi nomeado matemático principal do grande duque da Toscânia.
 
   Quando foi julgado por heresia, em 1633, e forçado a abdicar da sua crença de que a Terra se movia à volta do Sol, Galileu terá murmurado: «Eppur si muove» («No entanto move-se»). Foi colocado em prisão domiciliária nos últimos anos da sua vida.
 
 Galileu Galilei - físico e astrónomo italiano.

  Galileu descobriu, em 1583, que cada oscilação de um pêndulo demora exactamente o mesmo tempo, independentemente das diferenças de amplitude. Inventou o termómetro e a balança hidrostática e descobriu que a trajetória de um projétil é parabólica.

 Galileu Galilei (1564 - 1642)
Matemático, astrónomo e físico italiano.
   Galileu publicou De Motu, em 1590. Tendo construído os seus próprios telescópios, publicou as suas primeiras descobertas no Sidereus Nuncius (1610), livro que causou sensação pela Europa inteira. Resumiu o trabalho de uma vida inteira no Discorsi e Dimostrazioni Matematiche Intorno a Due Nove Scienze. O manuscrito deste livro foi secretamente levado para fora de Itália e publicado na Holanda, em 1638.
 
 
Voltar a Biografias
Ir para George Ohm
Referências: