biografias

Amedeo Avogadro

Um advogado que se tornou físico

Amedeo Avogadro (1776 - 1856)

Lorenzo Romano Amedeo Carlo Avogadro, também conhecido por conde de Quaregna e Cerreto, nasceu no dia 9 de Agosto de 1776 em Turim, tendo falecido na mesma cidade a 9 de Julho de 1856. Foi um advogado e físico italiano, um dos primeiros cientistas a distinguir átomos e moléculas. É mais conhecido pelas suas contribuições para a teoria molecular. Em sua homenagem, o número de entidades elementares (átomos, moléculas, iões ou outra partícula) presentes em 1 mole dessa substância é conhecido como constante de Avogadro, cujo valor é de aproximadamente 6,02 × 1023.

Amedeo Avogadro
Amedeo Avogadro (1776 - 1856)
O advogado que gostava de ciências

O seu pai, Conde Filippo Avogadro, foi um célebre advogado, sendo eleito presidente do senado de Piemonte em 1779. Amedeo Avogadro foi para a escola de Turim, seguir carreira de advogado eclesiástico, e formou-se em bacharel em 1792, com 16 anos. Quatro anos mais tarde defendeu a sua tese de doutouramento.

Mesmo tendo uma carreira de sucesso na advocacia (fora secretário da prefeitura de Eridano), Avogadro interessava-se pelas ciências. Ainda como secretário da cidade de Eridano, Avogadro começou a estudar ciências por conta própria: Física e Química.

Em 1809 passou a lecionar física no Realle Collegio de Varcelli. Em 1820 ingressa na Universidade de Turim como responsável pela cadeira de física. Trabalhou por 30 anos lá, período em que boa parte de sua obra foi publicada. Elaborou a Hipótese de Avogadro, que dizia:

"Volumes iguais de gases diferentes à mesma temperatura e pressão contêm o mesmo número de moléculas"

A constante de Avogadro

A constante de Avogadro, ou antigamente conhecida como número de Avogadro (em homenagem a Amedeo Avogadro), é uma constante física fundamental que representa um mol de entidades elementares (entidades elementares significando átomos, moléculas, iões ou outras partículas).

Formalmente, a constante de Avogadro é definida como o número de átomos de carbono-12 que existem em 12 gramas (0,012 kg) de carbono-12, o que é aproximadamente igual a 6,02 × 1023 ou 602 sextilhões. Historicamente, o carbono-12 foi escolhido como substância de referência porque a sua massa atómica podia ser medida de maneira bastante precisa.

Conhecendo-se a constante de Avogadro e a massa atómica de um elemento, é possível calcular a massa em gramas de um único átomo, ou do número de átomos que pretendermos.

A constante de Avogadro é reavaliada à medida que novos métodos, mais precisos e exatos, são desenvolvidos. Atualmente, a CODATA (Committee on Data for Science and Technology) recomenda o valor para a constante de Avogadro como sendo:

Na = 6,022 141 29(27) × 1023 mol-1

A partir da constante de Avogadro, podemos calcular, por exemplo a massa de qualquer átomo.

Exemplo

Vamos calcular a massa de um átomo de ferro em gramas

Consideraremos, como aproximação que o número de Avogadro é Na = 6,022 × 1023.

A partir da Tabela periódica dos Elementos, podemos saber que o valor da massa atómica relativa de um átomo de ferro é de: Ar (Fe) = 55,8.

A massa molar é a massa de uma mole de átomos.

Uma mole é uma quantidade, tal como uma dúzia ou uma dezena. Se uma dúzia são 12 e uma dezena são 10, uma mole é também 6,022 x 1023.

O valor da massa molar (quanto pesa uma mole de átomos) é numericamente igual à massa atómica, ou seja:

M(Fe) = 55,8 g/mol (quer dizer que uma mole de átomos tem a massa de 55,8 gramas)

Para saber a massa de um só átomo de ferro, temos que dividir o valor da massa pelo número de átomos respetivo.

Assim a massa de um átomo de ferro é igual a 55,8g / 6 x 1023 = 9,266 x 10-23 g.

Referências:

Wikipédia - Amedeo Avogadro

Wikipédia - Constante de Avogadro

Wikipédia - CODATA