Gilbert Lewis ( 1875 - 1946 )
Desenvolveu a notação de Lewis.
Pesquisa personalizada
 
    Gilbert Newton Lewis nasceu no dia 23 de Outubro de 1875 em Weymouth, e distinguiu-se como químico Norte-Americano. Acabou por falecer na cidade de Berkeley a 23 de Março de 1946.
 
   Estudou na Universidade de Harvard e mais tarde em Leipzig e Göttingen, tendo dirigido o gabinete de pesos e medidas no Laboratório Governamental das Filipinas (1904-1905). De 1907 a 1912 foi professor de Físico-química no Instituto de Tecnologia de Massachusetts. Em 1912 mudou-se para a Universidade da Califórnia, em Berkeley, onde foi professor de química e reitor até a sua morte.
 
   Introduziu novos conceitos em termodinâmica e propôs o nome fotão para o quantum da radiação luminosa (1926). Os seus trabalhos de maior repercussão na química foram aqueles em que deu as explicações mais adequadas para as ligações químicas nos compostos orgânicos: a partilha de um par de eletrões por dois átomos (1916). Em virtude desses trabalhos, o seu nome está associado a uma definição geral de ácido (substância capaz de receber um par de eletrões) e de base (substância capaz de doar um par de eletrões). Dedicou-se também à preparação de uma amostra de água na qual os átomos de hidrogénio foram substituídos por deutério. Foi Lewis que introduziu o desenho da camada de valência nos respectivos átomos, sendo esse novo conceito de fundamental importância na ligação iónica, o que acabou por facilitar a visualização da troca de eletrões entre os iões.
 
   Lewis foi condecorado com a medalha Davy da Royal Society, a medalha de Arrhenius da Swedish Academy, e as medalhas Gibbs e Richards. De salientar ainda que Lewis foi um dos primeiros estrangeiros eleitos para a Academia de Ciências da ex-União Soviética.

Gilbert Newton Lewis. Desenvolveu o conceito de ligação química em compostos orgânicos. A simbologia criada por ele designa-se vulgarmente por notação de Lewis.

  
A notação de Lewis
Gilbert Newton Lewis (1875 - 1946)
Desenvolveu o conceito de ligação química em compostos orgânicos.
 
   A Notação de Lewis é uma forma de representar ligações químicas. Foi proposta em 1916 por Gilbert Newton Lewis.
 
   Esta notação consiste numa representação esquemática da camada de valência (eletrões que preenchem a última camada de energia) de cada átomo, isto é, representa-se o símbolo do elemento rodeado dos eletrões de valência (representados normalmente por pontos num átomo e por cruzes no outro). Cada ponto ou cada cruz representa um eletrão de valência.
 
   A notação de Lewis baseia-se na teoria de que certos átomos podem alcançar a estabilidade por partilha de eletrões ficando com uma estrutura estável, igual à de um gás nobre, ou seja, oito eletrões na última camada. Esta representação permite prever a formação de ligações químicas entre os átomos.
 
   No caso mais simples da molécula de hidrogénio, os dois eletrões, provenientes um de cada átomo, deixam de ser pertença exclusiva de cada um, passando a ser partilhados igualmente pelos núcleos dos dois átomos. É como se cada átomo de hidrogénio tivesse dois eletrões em comum com o outro.
 
  
 
 
 
Voltar a Biografias
Ir para Carl Gauss
Ir para Gilbert Lewis