cfq 7º ano

Buracos negros

O que são estes corpos misteriosos?

O que é um Buraco Negro?

Nebulosa planetária NGC 2818
Fig. 1 - Concepção artística de um buraco negro
gases em redor de um buraco negro recém-descoberto

Um buraco negro clássico é um objeto com um campo gravitacional tão intenso que a velocidade de escape excede a velocidade da luz. Nem mesmo a luz (com uma velocidade aproximada de 300.000 km/s) pode escapar do seu interior, por isso se aplica o termo negro (se não há luz emitida ou refletida o objeto é invisível). A expressão buraco negro, para designar tal fenómeno, foi utilizada pela primeira vez em 1968 pelo físico americano John Archibald Wheeler, num artigo histórico chamado The Known and the Unknown, publicado no American Scholar e no American Scientist. O termo buraco não tem o sentido usual mas traduz a propriedade de que os eventos em seu interior não são vistos por observadores externos.

Teoricamente, um buraco negro pode ter qualquer tamanho, de microscópico a astronómico (alguns com dias-luz de diâmetro, formados por fusões de vários outros), e com apenas três características: massa, momentum angular (spin) e carga eléctrica, ou seja, buracos negros com essas três grandezas iguais são indistinguíveis (diz-se por isso que "um buraco negro não tem cabelos"). Uma vez que, depois de formado, o seu tamanho tende para zero, isso implica que a "densidade tenda para infinito".

É possível simular em computador as condições físicas que levam à formação de um buraco negro, como consequência do colapso gravitacional de uma estrela supergigante ou supernova. Para isso, os astrofísicos teóricos implementam complexos programas, que recriam as condições físicas da matéria e do espaço-tempo durante o processo de implosão das estrelas, as quais esgotam o seu combustível nuclear e entram em colapso, com o transcorrer do tempo, devido ao seu peso gravitacional, formando um objecto de densidade e curvatura do espaço-tempo infinita. Desses objetos, nada - nem mesmo a luz - consegue escapar. O resultado é a formação de uma singularidade gravitacional contida num buraco negro de Schwarzschild (Karl Schwarzschild é o astrónomo que descobriu a primeira solução das equações de Einstein que descrevem um buraco negro).

buraco negro

Para consultares uma introdução video que explica o que é um buraco negro, assim como mais informação detalhada sobre este assunto, poderás aceder a : Buracos Negros
Esta página encontra-se em inglês, mas tem muitas simulações interessantes para poderes fazer.

Referências:

Hubblesite - buracos negros

Wikipédia - buraco negro

Desenho: Aurore Simonnet/Sonoma State University/NASA