cfq 7º ano

Propriedades físicas

Quais são essas propriedades?

Propriedades físicas das substâncias

A grafite é mole
Fig. 1 - A grafite é mole
esta é uma propriedade física

As propriedades físicas são características dos materiais. Apercebemo-nos delas pela análise do comportamento dos materiais na presença de determinados fenómenos físicos. As propriedades físicas podem ser determinadas, sem que existam alterações na constituição dos materiais analisados.

Vamos ver alguns exemplos:

  • Quando escreves com o teu lápis, a grafite (que é uma substância) risca o papel, desfazendo-se. Mas, continua a ser grafite, porque não se transforma noutra substância. Apenas fica na forma de grafite em pó. A propriedade da grafite que te permite escrever é o facto de ela ser mole. Então, ser mole, é uma propriedade física.

  • Quando o açucar se dissolve dentro de água, ele não se altera, pois continua a ser a mesma substância. Apenas fica misturado com a água. Diz-se assim que ser solúvel, é uma propriedade física.

  • Quando o vidro se parte, a substância em si não sofre qualquer transformação. Ela apenas se divide em vários bocadinhos mais pequenos. Diz-se agora que ser quebradiço é uma propriedade física.

  • A massa volúmica é característica de cada substância (como se fosse a sua impressão digital), assim como atemperatura de fusão (ou ponto de fusão) e a temperatura de ebulição (ou ponto de ebulição). Podemos utilizar estas propriedades para identificar as substâncias.

  • O brilho, a condutividade térmica ou elétrica, a ductilidade a maleabilidade, o estado físico, etc, também são propriedades físicas.

  • EXEMPLOS DE PROPRIEDADES FÍSICAS DAS SUBSTÂNCIAS

    açucar
    Fig. 2 - Ser solúvel como o açucar
    é uma propriedade física
    vidro partido
    Fig. 3 - Ser quebradiço como o vidro
    é uma propriedade física
    Referências:

    As informações e textos foram adaptados do livro "Eu e o planeta azul - Terra em transformação" da Porto Editora.