cfq 7º ano

Telescópio James Webb

Revolução no conhecimento espacial?

Telescópio James Webb

A agência espacial Americana (NASA) apresentou um novo telescópio espacial que deverá substituir o Hubble, lançado em 1990.

Telescópio Espacial James Webb
Fig. 1 - Telescópio Espacial James Webb
Quando será lançado?

Com um comprimento total de 24 metros e 12 de altura, e ainda com um espelho de 6,5 metros de diâmetro, o novo equipamento será quase três vezes maior que o Hubble, e segundo os cientistas, terá capacidade de observar todo o Universo, até aos seus limites..

Este novo telescópio, poderá custar cerca de 4,5 biliões de dólares, e já foi batizado de James Webb Space Telescope (JWST), em homenagem a um antigo diretor da Nasa.

Um protótipo em tamanho natural está em exibição no "Smithsonian National Air and Space Museum" em Washington.

De acordo com a Nasa, o JWST deveria ser lançado em junho de 2013 e ser posicionado a 1,5 milhões de quilómetros de distância da Terra. No entanto o seu lançamento foi adiado (uma previsão recente aponta para 2017 ou 2018), devido a questões financeiras.

Por enquanto, o Hubble vai continuar em funcionamento, tendo sido efetuada uma missão em 2009, para algumas reparações. Prevê-se a sua manutenção em funcionamento por tempo para já indeterminado.

O Telescópio Hubble foi Instalado em 1990, e foi responsável por imagens inéditas do Sistema Solar, de estrelas e planetas distantes, e até de galáxias remotas formadas logo após o Big Bang.

A sua missão

A missão primária do JWST será a de examinar a radiação infravermelha resultante da grande explosão (Big Bang) e realizar observações sobre a infância do Universo.

Para realizar tais estudos com uma sensibilidade sem precedentes, todo o Observatório deverá ser mantido frio, e as grandes fontes de interferência de infravermelho como o Sol, a Terra e a Lua deverão ser bloqueados. Para conseguir tal feito o JWST deverá levar consigo um grande escudo solar dobrável metalizado, que deverá abrir-se no espaço e bloquear todas essas fontes de irradiação de infravermelho.

O telescópio vai realizar um órbita seguindo um dos pontos de Lagrange, o Sol e a Terra vão ocupar a mesma posição relativa e isso vai facilitar as observações do telescópio. Após o seu lançamento, haverá um período de ajustes de seis meses e então, dar-se-á início ao período de observações que deverá durar no mínimo 5 anos, com a possibilidade de a missão vir a ser prolongada.

Principais equipamentos a bordo do James Webb

Os três principais módulos de instrumentos do telescópio são:

  • Integrated Science Instrument Module - (ISIM)

  • Optical Telescope Element - (OTE)

  • Space Support Module - (SSM)

  • O ISIM é um sistema todo distribuido que consiste num módulo criogénico que é integrado com o OTE e com o software, circuitos de processadores e demais instrumentos eletrónicos, localizados na parte quente do SSM.

    O ISIM fornece estrutura, ambiente e meio de transporte para os dados que forem recolhidos pelos três módulos científicos:

    Near Infrared Camera (NIRCam) = Câmera de infravermelho

    Mid Infrared Instrument (MIRI) = Instrumentos para o infravermelho

    Near Infrared Spectrograph (NIRSpec) = Espectrógrafo de infravermelho

    A Northrop Grumman Space Technology é a principal empreiteira responsável pelo desenvolvimento e pela integração do Observatório. Eles são os responsáveis pelo desenvolvimento e construção da nave espacial, que incluem ambos; o corpo principal e o escudo solar. A Ball Aerospace foi subcontratada para desenvolver e construir o Optical Telescope Element (OTE). A Goddard Space Flight Center é a responsável por fornecer o Integrated Science Instrument Module (ISIM).

    A seguir podes observar algumas imagens do novo telescópio.

    Telescópio James Webb
    Fig. 2 - Telescópio James Webb. Foto da NASA. Protótipo em exibição construído em tamanho real
    Telescópio James Webb
    Fig. 3 - Nesta imagem (NASA) pode observar-se os espelhos primário (amarelo) e o secundário (à sua frente) e por baixo, os escudos solares.
    Referências:

    Wikipédia - Telescópio James Webb