cfq 8º ano

Música do mundo

Música tradicional e folclórica

O que significa: Música do mundo?

Música do mundo
Fig. 1 - Música do mundo

A música do mundo (world music em língua inglesa) refere-se à música tradicional ou música folclórica de uma cultura criada e tocada por músicos relacionados a essa cultura.

O termo foi concebido por Robert E. Brown no início da década de 1960, significando uma amálgama de artes cénicas elaboradas de modo a promover a harmonia e o entendimento entre culturas. O expoente máximo da música do mundo, segundo a visão de Brown, era aprender as danças e estilos musicais executando-os.

Este termo adquiriu alguma projeção internacional a partir da década de 1980, graças à utilização de elementos musicais pouco conhecidos do público de cultura anglo-saxónica em geral.

A sua utilização na música pop iniciou-se pelas mãos de artistas como Peter Gabriel e David Byrne. Um outro colaborador importante foi George Harrison, que nas décadas de 1960 e 1970 trouxe ao mundo do rock a sitar indiana (tornando-se amigo de Ravi Shankar). Nos Estados Unidos essa contribuição foi dada por artistas de blues como Taj Mahal.

Um representante muito importante da "pop world music" no Brasil é André Abujamra, que tem uma extensa obra dedicada à pesquisa e divulgação da diversidade cultural.

Dado o seu reconhecimento, a atribuíção dos prémios Grammy conta com uma categoria específica para a World Music, na qual artistas brasileiros como Gilberto Gil e Sérgio Mendes já foram premiados.

A quantidade e variedade de culturas musicais existentes no Mundo é de tal forma vasta, que apenas podemos fazer uma abordagem muito generalizada, por forma a que fiques com uma ideia global.

A facilidade de propagação da música além fronteiras deriva do facto de ser uma linguagem universal. É ouvida e compreendida por todos, independentemente da sua nacionalidade ou região.

A música na Europa

As várias músicas europeias, embora revelem alguns aspetos comuns, reflectem a grande variedade cultural dos diversos países e das regiões da Europa. A Europa sofreu influência dos árabes, dos gregos e dos romanos. Há diversos géneros bem como instrumentos musicais.

Em Espanha, destaque para o flamenco, uma dança que recebeu várias influências, na Hungria, os grupos etnográficos e na Áustria, as valsas.


Instrumentos característicos:

  • em Espanha, as castanholas;

  • na Suíça, trompa dos Alpes;

  • na Irlanda, harpa irlandesa;

  • na Roménia, flauta de pã;

  • na Itália, bandolim napolitano;

  • em Portugal a guitarra portuguesa, o acordeão ou o cavaquinho.

  • Bandolim napolitano
    Bandolim napolitano
    (Itália)
    Flauta de pã
    Flauta de pã
    (Roménia)
    Harpa irlandesa
    Harpa irlandesa
    (Irlanda)
    Castanholas
    Castanholas
    (Espanha)

    A cultura musical portuguesa

    Flauta travessa
    Fig. 2 - Flauta travessa

    Portugal apresenta uma grande riqueza no que respeita à sua música popular tradicional. Sendo as raízes culturais a identidade de um povo, devemos pois ser capazes de as conhecer e de as preservar.

    A par da viola portuguesa e da guitarra portuguesa, podemos ainda considerar como instrumentos musicais portugueses o acordeão, a gaita-de-foles, o cavaquinho, o bandolim, o adufe, a flauta e a braguinha, como os mais utilizados em todo o território nacional.

    Alguns instrumentos utilizados na música tradicional portuguesa

    Guitarra portuguesa
    Guitarra portuguesa
    Acordeão
    Acordeão
    Cavaquinho
    Cavaquinho

    A música na América

    O continente americano, no ponto de vista musical, sofreu a influência de muitos povos e das suas culturas (europeia e africana), devido a fenómenos como a colonização e a emigração. Por isso, há neste continente géneros e formas musicais muito variadas.

    Na América do norte o banjo acompanhava a música rural e foi sendo substituído pelo piano, surgindo mais tarde o jazz. Destaque para a música country, espirituais, blues, jazz e canto dos índios americanos. Os responsáveis pelo posterior aparecimento do rock e do pop foram os blues. Grande parte da música que hoje ouvimos tem as suas origens remotas em África.

    Na América central e do sul, salienta-se a música andina (Bolívia), o samba (Brasil), o tango (Argentina) e o reggae (Jamaica).

    Os instrumentos mais conhecidos são: banjo, kena, flauta de pã, berimbau, steel drum.

    Conhecer a música latino-americana implica estudar as raízes musicais dos seus povos: ameríndios, europeus e africanos.

    Os instrumentos primitivos eram essencialmente assobios, tambores e flautas.

    No Brasil e na América central, para além da influência africana, encontram-se marcas das músicas portuguesa e espanhola.

    Alguns instrumentos utilizados na música tradicional latino-americana

    Banjo
    Banjo
    Flauta Kena
    Flauta Kena
    Berimbau
    Berimbau

    A música no resto do mundo

    Na música árabe, um dos instrumentos populares é o alaúde. quanto aos instrumentos de sopro, a sua variedade é muito grande. Dos instrumentos de percussão, destaca-se o darbuka.

    A música indiana é muito centrada em instrumentos de corda, semelhantes aos alaúdes e às cítaras. Quanto aos instrumentos de sopro, encontram-se flautas travessas e de bisel, trompas de metal e clarinetes. A família dos instrumentos de percussão é composta por diferentes tipos de tambores.

    Na oceânia os instrumentos de sopro são sobretudo as flautas de Pã e nasais. Quanto aos instrumentos de percussão, usam muitos tambores construídos de troncos de árvores e os instrumentos de corda são raros. No Hawai, salienta-se o ukulele, levado pelos portugueses no séc XIX.

    A música africana apresenta uma riqueza instrumental muito grande. Na música africana são muito usados os membrafones.

    A música africana regista uma grande diversidade de tradições musicais. A norte transmite a influência da cultura islâmica e no resto de África a nota-se a presença culturas de raiz tipicamente africana. A música a sul do deserto do Sara, tem um papel fundamental na vida do dia-a-dia, fazendo parte de cerimónias e de rituais relacionadas com a vida do homem. É muito rica no aspeto rítmico. Há uma grande variedade de instrumentos musicais, entre eles o balafom, karkabous, m´bira ou quissange, tambor africano, cabaza, rebab ou ad`úff.

    Referências:

    Música do mundo