cfq 9º ano

Forças de atrito

O atrito pode ser útil ou prejudicial


As forças de atrito

velocidade
Fig. 1 - O gelo diminui o atrito entre os pneus
do automóvel e o alcatrão

Quando empurras um livro sobre uma mesa, tens que exercer uma força sobre o livro, para a frente; o livro em contacto com a mesa resiste ao movimento com uma força igual e oposta.

Da mesma forma, quando queres parar a tua bicicleta, bloqueando as rodas com os travões, ela desliza no chão, mas o atrito faz com que ela acabe por parar.

O Atrito é uma força que se opõe ao movimento, quando uma superfície desliza sobre a outra.


Atrito útil e prejudicial

Como muitas outras coisas, o atrito pode ser-nos útil ou prejudicial.

Só podemos caminhar graças ao atrito com o chão. Repara que quando andas, vais empurrando o chão para trás com a força dos teus pés; graças ao atrito, o chão reage e empurra-te para a frente.

Sem o atrito um automóvel não sairia do seu lugar porque os pneus deslizariam sobre o asfalto. É o que acontece quando os automóveis tentam circular sobre o gelo, porque nesse caso, as forças de atrito são muito pequenas.

Sem o atrito as correias não poderiam mover as máquinas e os pregos não se prenderiam nas paredes. O atrito é, às vezes, prejudicial. Ele desgasta as superfícies que escorregam uma sobre a outra, aumenta a força necessária para mover um corpo e produz calor.

Para diminuir esses efeitos prejudiciais do atrito nós usamos metais duros nas superfícies das máquinas que deslizam e sempre que possível essas superfícies são lisas. Além disso pomos óleo entre essas superfícies para torná-las mais escorregadias. Se não pusermos óleo no motor do carro ele acabará por avariar, devido a desgaste e aquecimento excessivo.

Quando uma superfície sólida desliza sobre outra as pequenas reentrâncias que nelas existem prendem-se umas nas outras e produzem o atrito de deslizamento que se opõe ao movimento. O atrito também se opõe ao movimento de um objecto redondo que rola sobre uma superfície sólida. O atrito de rolamento é menor do que o atrito de deslizamento. Os antigos egípcios usavam toros de madeira para mover pedras e estátuas enormes. Nós usamos pequenas rodas nos pés dos móveis e rodas nos carros. Para diminuir ainda mais o atrito usamos rolamentos de esferas nos eixos das rodas de skates e bicicletas.


Apresentação sobre o Atrito

universo

O atrito útil e o atrito prejudicial

Uma explicação e alguns exemplos para melhor compreender este conceito. Clica na imagem para ver a apresentação. Fonte: educa. Autores não identificados na apresentação.

Distância de segurança rodoviária

AGORA, testa os teus conhecimentos: Atrito útil e prejudicial

Conseguirás uma boa pontuação ? (vai clicando nas respostas corretas)
Referências:

Manual Texto Editores - "Viver melhor na Terra".

Imagem original em: racionauto