Dossier temático

A Asparagina

Modelo e fórmula de estrutura

  
Pesquisa personalizada
facebook
twitter
google+

 
 

A Asparagina

Modelo molecular da Asparagina

    A asparagina é derivada do ácido aspártico. Participa na biossíntese de glicoproteínas e é essencial na síntese de um grande número de outras proteínas. É  um dos aminoácidos codificados pelo código genético, sendo portanto um dos componentes das proteínas dos seres vivos.
 
   A asparagina representa cerca de 3% dos aminoácidos das proteínas do organismo humano. Pode ser utilizada para normalizar as funções celulares do cérebro e do Sistema nervoso central (SNC). 
 
   trata-se de um dos vinte aminoácidos mais comuns no planeta Terra. É um composto orgânico cuja fórmula química é NH2CH(NH2)COOH, possuindo uma carboxamida como grupo funcional da cadeia lateral.

  A asparagina é um aminoácido que apresenta quiralidade – existem dois estereoisómeros: L-arginina e D-arginina.

   Quando pura é um sólido cristalino branco inodoro. Enquanto a L-arginina não apresenta sabor, a D-arginina tem um sabor adocicado. É um composto estável, não inflamável e apresenta baixo risco para a saúde (é ligeiramente irritante).
 
   A asparagina foi isolada pela primeira vez em 1806, sob a forma cristalina, pelos químicos franceses Louis Nicolas Vauquelin e Pierre Jean Robiquet, a partir do suco de espargos, nos quais este aminoácido é abundante (daí o nome asparagina), tendo sido o primeiro aminoácido a ser isolado.
 
   A reação desta com açúcares redutores, ou grupos carbonilo reativos, produz acrilamida em alimentos quando aquecidos a altas temperaturas, tais como batatas fritas, pão torrado e outros produtos amiláceos sujeitos a fritura.

A asparagina é um aminoácido não-essencial, uma vez que pode ser sintetizado a partir de intermediários das vias metabólicas principais. Existe em lacticínios, aves, ovos, carne de vaca, peixe e marisco. Também se encontra presente em produtos vegetais, tais como espargos, batatas, nozes, sementes e leguminosas.

 

 
 
 

Fórmula de estrutura da Asparagina

 
 Algumas propriedades da Asparagina
 
 
 Nome sistemático
 
     
 
 Abreviatura/Símbolo
 
 
  N / Asn
 
 Fórmula química 
 
 
 C4H8N2O3 
 
 Massa Molecular
 
 
  132,1 
 
 Ponto de fusão
 
 
  234,5 °C  
 
 Densidade
 
 
  ----- g/cm3 
 
   
 
 
 
Referências:
O texto apresentado foi adaptado deste artigo.
As propriedades da substância foram retiradas de .
As imagens foram obtidas em www.3dchem.com.