Os aminoácidos
 Vamos aprender mais sobre a Histidina
  
Pesquisa personalizada
 
 
A Histidina
 
   A Histidina é um dos aminoácidos codificados pelo código genético, sendo portanto um dos componentes das proteínas dos seres vivos. E tem muita importância nas proteínas básicas, e é encontrado na hemoglobina. Alem disso a Histidina é importante na ligação do centro activo de proteinas com os seus substratos.
 
   A histidina é um dos aminoácidos básicos (em relação ao pH) devido à sua cadeia lateral aromática de azoto heterocíclico. Este aminoácido é metabolizado bioquimicamente no neurotransmissor histamina e o conjunto de genes que produz enzimas responsáveis pela biossíntese da histidina é controlado pelo operon histidina. A interrupção da biossíntese da histidina em bactérias é a base do famoso ?teste Ames?, utilizado para verificar a mutagenibilidade de vários agentes químicos. A histidina representa cerca de 3% dos aminoácidos das proteínas do nosso organismo. A carne, as vísceras e miúdos são ricos em histidina.
 Modelo molecular do aminoácido Histidina
 Modelo molecular da Histidina

Fórmula de estrutura da Histidina 

 
 
 
 
Fórmula de estrutura da Histidina
 
 Algumas propriedades da Histidina
 
 
 Nome sistemático
 
     
 
 Abreviatura/Símbolo
 

 H
/ His 
 
 Fórmula química 
 
 
 C6H9N3O2
 
 Massa Molecular
 
 
155,16 
 
 Ponto de fusão
 
 
 272 - 273 °C  
 
 Valor de pH
 
 
  7,7
 
 
 
 
Referências:
O texto apresentado foi adaptado de um artigo da Wikipédia. Foi também obtida informação em http://www.gerbras.com.br/acervo/amino_principais.asp.
As propriedades da substância foram retiradas de Merck.
As imagens do modelo molecular e da fórmula de estrutura do aminoácido foram obtidas em www.3dchem.com.