Dossier temático

A Metionina

Modelo e fórmula de estrutura

  
Pesquisa personalizada
facebook
twitter
google+

 
 
A Metionina
 
 
   A metionina é um dos aminoácidos codificados pelo código genético, sendo portanto um dos componentes das proteínas dos seres vivos.
 
 
 
   É um codão de iniciação na síntese protéica. Para se formar uma proteína, este codão do DNA é lido em primeiro lugar pela célula, marcando o ponto de início da síntese. A metionina é assim um aminoácido importante que auxilia o início da tradução do RNA mensageiro (O RN completamente processado constitui o RNA mensageiro. A tradução do RNA mensageiro ocorre no ribossoma, dentro do citoplasma para produzir a proteína, que é codificada na sequência de nucleotídeos), sendo o primeiro aminoácido incorporado na posição terminal-N de todas as proteínas.
 
 
   Este aminoácido que contém enxofre também serve de fonte de enxofre para a cisteína em animais e seres humanos. Neste aspecto, a metionina é considerada um aminoácido essencial, ao contrário da cisteína, ou seja, a cisteína é não-essencial desde que a dieta contenha quantidades suficientes de metionina.
 Modelo molecular do aminoácido Metionina
 Modelo molecular da Metionina

Fórmula de estrutura do aminoácido Metionina 

 
 
    O grupo metil terminal de cadeia lateral da metionina geralmente participa em reações bioquímicas de transferência de metil, tornando a metionina uma ?doadora de metil?. A metionina representa cerca de 2% dos aminoácidos das proteínas do nosso organismo. Os ovos são ricos em metionina.
  
 
Fórmula de estrutura da Metionina
 
 Algumas propriedades da Metionina
 
 
 Nome sistemático
 
 
 Ácido (S)-2-amino-4-metiltiobutanóico
 
 Abreviatura/Símbolo
 
 
 M / Met
 
 Fórmula química 
 
 
 C5H11NO2S
 
 Massa Molecular
 
 
  149,20
 
 Ponto de fusão
 
 
  280 - 285 °C  
 
 Valor de pH
 
 
  5,0 a 7,0
 
   
 
 
 
Referências:
O texto apresentado foi adaptado de um artigo da Wikipédia.
As propriedades da substância foram retiradas de Merck.
As imagens do modelo molecular e da fórmula de estrutura do aminoácido foram obtidas em www.3dchem.com.