As fases da Lua
 Sabes quais são as suas fases ?
  
Pesquisa personalizada
facebook
twitter
google+
 
  
As fases da Lua
 
 
  O facto da Lua girar à volta da Terra faz com que nem sempre a consigas ver da mesma forma. A Lua capta a luz do Sol e reflete-a para a Terra. A esse brilho é usual chamarmos luar.
 
   Por vezes conseguimos ver uma lua muito redondinha, mas outras vezes, não vemos quase nada. É que a Lua não é iluminada pelo Sol da mesma maneira, noite após noite. Assim, às vezes a face da Lua que nós vemos está totalmente iluminada, outras vezes parcialmente iluminada e por vezes está mesmo às escuras.
 
   Para melhor compreenderes o movimento da Lua basta observares a figura ao lado. Tens de imaginar que estás no lado escuro da Terra (à noite) e depois olhar para cada uma das posições da Lua. Os desenhos que surgem ao lado do nome das fases mostram-te o que podes ver nessa posição.
 
   Dizemos que as fases da Lua devem-se ao seu movimento de translação em volta da Terra. A Lua demora 27,3 dias a dar uma volta completa à Terra.
 
   A Lua apresenta assim quatro fases:
      Lua Nova
      Quarto Crescente
      Lua Cheia
      Quarto minguante 
  

As fases da Lua - Lua cheia, lua nova, quarto crescente e quarto minguante

 
Fig. 1 - Fases da Lua - Devem-se ao movimento desta em volta da Terra. 
 
 
As fases da Lua
 
 
 
   Na figura ao lado, começas por ver, no primeiro dia do mês, a fase de lua nova (imagem mais escura). De seguida aparece o quarto crescente, depois a lua cheia (quando está toda iluminada) e finalmente o quarto minguante.
 
   Quando estás no hemisfério norte e olhas para a lua, para não te enganares nas suas fases, deves lembrar-te de um ditado antigo:
 A lua é mentirosa !
 
   Sabes o que isto quer dizer ?
 
   Quando a lua aparece em forma de C, ela está a diminuir, a minguar (quarto minguante), e não a crescer !
   Quando a lua aparece em forma de D, ela está a crescer (quarto crescente) e não a diminuir.

   Já no hemisfério sul isso não acontece, por isso, quando a lua tem a forma de C, ela está a crescer (quarto crescente), e quando a lua aparece em forma de D, ela está a diminuir (quarto minguante). Se estiveres no Brasil, por exemplo, basta lembrar as letras C e D para saber em que fase está a lua.
Fig. 2 - A lua ao longo das suas várias fases
no hemisfério norte
  
  
Ir para Lua
Referências:
O texto apresentado foi adaptado na sua maioria de um artigo da Wikipédia.