Dossier temático

Dia do Pi

Sabias que se comemora o dia do pi?

  
Pesquisa personalizada
facebook
twitter
google+
 
  

O dia do Pi - 14 de Março


Fig. 1 - Pi - o número
 irracional mais famoso

  O Dia do Pi e o Dia da Aproximação de Pi são duas datas comemorativas em homenagem à constante pi.
 
   O Dia do Pi é comemorado no dia 14 de março (que se pode representar por 3/14), porque 3,14 é a aproximação mais conhecida de pi. O auge das comemorações acontece à 1:59 da tarde (porque 3,14159 = pi arredondado até à 5ª casa decimal).
 
   O dia 14 de março também é o dia do nascimento de Albert Einstein, o que agrega mais fãs das ciências exatas às comemorações.
 
   Em 2013 esta comemoração fez 25 anos de existência. A primeira comemoração do Dia do Pi aconteceu no museu Exploratorium de São Francisco, em 1988, com público e funcionários marchando em torno de um dos espaços circulares do museu, e depois consumindo tartes de (porque quando se lê pi em inglês, o som é o mesmo de quando se lê pie - tarte) ; no ano seguinte, o museu acrescentou pizza ao menu do Dia do Pi.
 
   O fundador do Dia do Pi foi Larry Shaw, o "Príncipe do Pi", atualmente fora do Exploratorium, mas ainda colaborando com as celebrações. Recentemente, uma celebração do Dia do Pi foi incorporada ao Second Life.
 
    Em inglês, o nome da constante (pi) e a palavra tarte (pie) têm pronúncia idêntica. Por isso a tradição de comer tartes nesse dia. Mas como a constante tem íntima relação com as medidas do circulo, são aceites quaisquer pratos preparados em forma redonda.

O que é o número Pi?

 No dia do Pi, é usual comer-se tartes para comemorar este valor matemático.
 
Fig. 2 - O bolo de anos do Pi?
 
   O número pi (representado habitualmente pela letra grega pi ) é o número irracional mais famoso da história, que tem origem na relação entre o perímetro de uma circunferência e seu diâmetro; por outras palavras, se uma circunferência tem perímetro e diâmetro  então aquele número é igual a  É representado pela letra grega pi. A letra grega pi (lê-se: pi), foi adotada para o número a partir da palavra grega para perímetro, provavelmente por William Jones em 1706, e popularizada por Leonhard Euler alguns anos mais tarde.
 
   Se pensarmos que ao dar a volta à Lua seguindo um dos seus círculos máximos, percorremos aproximadamente 10920 Km e se dividirmos este valor pelo diâmetro da Lua que é 3476 Km iremos verificar que esta razão é de 3,14154200…, este número é-nos familiar, é aproximadamente 3,14.

  Na realidade, como número irracional, pi é expresso por uma dizima infinita não periódica, que nos dias de hoje com a ajuda dos computadores já é possível determinar com centenas de milhões de casa decimais.
 
   Aqui aparecem as primeiras cinquenta :
 
pi = 3,14159 26535 89793 23846 26433 83279 50288 41971 69399 3751
   
  
Referências: