biografias

Isaac Newton

Físico e matemático, enunciou as leis de Newton

Isaac Newton (1642 - 1727)

Isaac Newton nasceu em 4 de janeiro de 1643 em Woolsthorpe, Inglaterra. Orfão e abandonado pela mãe aos três anos de idade, Newton foi criado pelos avós, tendo mostrado sempre uma incrível habilidade para construir objetos mecânicos artesanais.

Isaac Newton
Isaac Newton (1642 - 1727)
Físico e matemático inglês

Em 1669 assumiu o ensino da matemática no Trinity College, sucedendo a Isaac Barrow, seu antigo professor. Em 1772 foi eleito membro da Royal Society, graças à invenção de um novo modelo de telescópio refletor e às suas descobertas sobre a composição da luz.

A Geometria de Descartes estimulou-lhe o interesse pelas ciências exatas. Isaac Barrow, professor no Trinity College, em Cambridge, viria a estimular-lhe o gosto pela matemática. Estudou as obras de importantes matemáticos como Euclides, Oughtred, Kepler, Viète, Wallis, Galileu, Fermat e Huygens e aos 23 anos de idade desenvolveu a sua famosa teoria da gravitação universal, que explica as forças envolvidas nos movimentos dos planetas, ampliando e corrigindo algumas das ideias antes intuídas por Kepler, e que levariam, mais tarde, à descoberta de novos planetas.

Com a publicação da obra "Philosophiae Naturalis Principia Mathematica", em 1689, Newton tornou-se célebre em toda a Europa. Ela é considerada uma das mais influentes na história da ciência. Publicada em 1687, esta obra descreve a lei da gravitação universal e as três leis de Newton, que fundamentaram a mecânica clássica.

Ao demonstrar a consistência que havia entre o sistema por si idealizado e as leis de Kepler do movimento dos planetas, foi o primeiro a demonstrar que os movimentos de objetos, tanto na Terra como noutros corpos celestes, são governados pelo mesmo conjunto de leis naturais. O poder unificador e profético de suas leis era centrado na revolução científica, no avanço do heliocentrismo e na difundida noção de que a investigação racional pode revelar o funcionamento mais intrínseco da natureza.

Newton deduziu a fórmula do binómio que tem o seu nome e desenvolveu um método para a solução de problemas com grandezas variáveis denominado por ele como "método das fluxões", conhecido hoje por cálculo infinitesimal.

Descobriu a natureza da luz através de experiências engenhosamente concebidas com prismas, fendas e anteparos. Deduziu a expressão da aceleração centrípeta, e com ela comparou a aceleração necessária para manter a Lua na sua órbita com a aceleração com que os objetos caem na superfície da Terra. Durante a sua vida publicou "Methodus fluxiorum et serierium infinitorum" (1642), "De analysi per aequationes numero terminorum infinitas"(1667), "Philosophiae naturalis principia mathematica" (1687), "Philosophical Transaction" (1672), "Opticks" (1704 ).

Nos últimos anos de vida Newton confrontou-se com Leibniz sobre quem teria sido o primeiro a conceber o cálculo infinitesimal.

Esta querela conheceu contornos menos dignos, como quando Isaac Newton, como presidente da Royal Society, encomendou um parecer "imparcial" para decidir nesta matéria, de que ele próprio foi autor encapotado.

Morreu em Londres, no dia 31 de março de 1727, pouco tempo antes de completar oitenta e cinco anos de idade. Foi enterrado na Abadia de Westminster, Londres. A causa provável da sua morte foi o aparecimento de complicações relacionadas com o cálculo renal que o afligiu nos seus últimos anos de vida. O seu epitáfio foi escrito pelo poeta Alexander Pope: "A natureza e as leis da natureza estavam imersas em trevas; Deus disse "Haja Newton" e tudo se iluminou."

Newton tinha sido mais modesto em relação às suas próprias realizações, sendo célebre a sua carta a Robert Hooke em fevereiro de 1676, em que escreveu: "Se enxerguei mais longe, foi porque me apoiei sobre os ombros de gigantes."

Consulta também: As três leis de Newton.

Referências:

Wikipédia - Isaac Newton

Isaac Newton