física

A Física quântica

O que é? Que aplicações?

O que é a Física Quântica?

A Teoria da Relatividade
Fig. 1 - A Teoria da Relatividade marcou o início de uma
nova era na Física

A física quântica é uma área da física que se centra no estudo do comportamento de partículas subatómicas, como eletrões, protões e fotões. Ela também abrange fenómenos como a interação da luz e a matéria, a natureza do espaço e do tempo, e a natureza da realidade.

A física quântica tem uma abordagem radicalmente diferente da física clássica, que estuda objetos macroscópicos. Na física quântica, as partículas não têm posições e velocidades definidas, e sua posição e movimento só podem ser descritos em termos de probabilidades. Além disso, a física quântica permite que partículas estejam em dois estados ao mesmo tempo, o que é conhecido como "princípio da superposição".

A física quântica tem várias aplicações práticas importantes, incluindo a tecnologia de transistores, que é a base da eletrônica moderna, e a tecnologia de lasers, que é amplamente utilizada em médicina, indústria e comunicações. Além disso, a física quântica está na base da compreensão da natureza fundamental da realidade e é um campo em constante evolução, com muitos mistérios ainda por serem desvendados.

Em resumo, a física quântica é uma área fascinante da ciência que estuda o comportamento de partículas subatómicas e tem implicações profundas para a compreensão da natureza da realidade e a tecnologia moderna.

O que são partículas subatómicas?

Partículas subatómicas são pequenas partículas que compõem átomos. Os átomos são uma unidade básica da matéria, e a sua estrutura é composta por três tipos principais de partículas: protões, eletrões e neutrões.

Protões são partículas positivamente carregadas que estão localizadas no núcleo de um átomo. Eles são responsáveis por determinar o elemento químico ao qual o átomo pertence.

Eletrõess são partículas negativamente carregadas que giram em torno do núcleo do átomo. Eles são responsáveis por formar ligações químicas entre átomos e compor a camada externa do átomo.

Neutrõess são partículas sem carga elétrica que também estão localizadas no núcleo do átomo. Eles são responsáveis por aumentar o peso do átomo.

Além desses três tipos de partículas, há outras partículas subatómicas menores, como os mesões e os bariões. Estas partículas são encontradas em reações nucleares e colisões de alta energia.

Em resumo, as partículas subatómicas são pequenas partículas que compõem átomos e são responsáveis por sua estrutura e propriedades. Conhecer as partículas subatómicas e as suas interações é fundamental para a compreensão da natureza da matéria e da química.

Wikipédia - Mecânica quântica