constelações

Balança

Informação, história, lendas

Constelação Balança (Libra)

Localiza-se na zona equatorial

Balança
Fig. 1 - Constelação Balança

Toda a área correspondente à constelação da Balança fazia parte, para os Gregos clássicos, do Escorpião, representando as suas longas pinças, até que acabou por se tornar numa constelação independente por volta do Séc I a.C., na época dos antigos romanos.

No entanto, a figura da Balança já era identificada milénios antes, pelos Babilónios, que nela viam um objeto transportado pelas pinças do escorpião. Apesar de não possuir uma lenda própria, costuma-se relacionar a Balança com a sua constelação vizinha Virgem, pois esta última poderá representar a deusa grega Témis, deidade da Justiça, sendo Libra a balança com que a deusa pesa a justiça das coisas e das pessoas ou almas, bem como a duração do dia e da noite.

Esta constelação aparenta-se com um cometa voador, sendo relativamente fácil de encontrar. Basta traçar um percurso na direção oeste desde Antares e das suas brilhantes vizinhas, localizadas na constelação de Escorpião.

Estrelas e objetos do céu profundo

Balança
Fig. 2 - Figura da constelação Balança

O genitivo, usado para formar nomes de estrelas, é Librae.

Delta Librae - Parecida com Angol, a magnitude desta estrela variável apaga-se a cada 2 ou 3 dias. O ciclo pode observar-se a olho nu.

S Librae - É uma estrela Mira, que pode ser observada com um telescópio.

NGC 5897 - É um enxame estelar globular de magnitude 8.6 , pode ser observado com telescópios pequenos.

Referências:

Observar o Céu - David Levy - editora atena

Wikipédia - Constelação

Wikipédia - Lista de constelações

Astronomia para amadores